NOVAS PROPOSTAS PARA O ENSINO RELIGIOSO,E SUAS RELEVACIAS PARA O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR

Autores

  • Antonio da Cruz Moura

Resumo

Trata-se de reconhecer, sim, a religiosidade e a religião como dados antropológicos e socioculturais que devem ser abordados no conjunto das demais disciplinas escolares por razões cognitivas e pedagógicas. O conhecimento da religião faz parte da educação geral e contribui com a formação completa do cidadão, devendo, assim, estar sob responsabilidade dos sistemas de ensino e submetido às mesmas exigências das demais áreas do saber que compõem os currículos escolares. As ciências da religião podem oferecer base teórica e metodológica para a abordagem da dimensão religiosa em diversos aspectos e manifestações, articulando-a de forma integrada com a discussão sobre a educação. A educação geral, fundada em conhecimentos científicos e em valores, assume o preceito religioso como um elemento comum às demais áreas que fazem parte dos currículos e como um dado histórico-cultural fundamental para as finalidades éticas inerentes à ação educacional. Por princípio e método, a educação não dispensa nenhum dado que faça parte da vida individual e social dos educandos; ao contrário, inclui esses mesmos dados em suas atividades pedagógicas a fim de decodificá-los a partir dos referenciais das ciências. A educação da religiosidade pode ser não mais que um pressuposto secundário, decorrente do objeto pedagógico, uma vez que o fiel já educado pressupõe uma educação geral que lhe forneça habilidades de conhecimentos de si mesmo e de seu entorno.

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões