A LAICIDADE E OS SÍMBOLOS RELIGIOSOS NO ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR

Autores

  • Sandra Ribeiro da Silva Ambrosim

Resumo

Efetivamente, à escola e, de modo muito especial, à escola pública, cabe a importante função institucional – a especial e particular, que não exclusiva, responsabilidade social, cultural e política – de ensinar e de instruir, de formar e de educar as novas gerações da nossa sociedade. Contudo, tendo em vista esses grandes objetivos, à escola deve incumbir ensinar a ciência e não difundir a fé, cultivar o conhecimento e não celebrar a crença, estimular a investigação e não exercer o catecismo, suscitar o debate e não impor a convicção, favorecer a crítica e não praticar a censura, induzir a criatividade e não estabelecer o dogma. O espaço público escolar deve contribuir para a cidadania, educar para a liberdade e para a responsabilidade, incitar à intervenção e à participação cívicas, suscitar a abertura intelectual e a aceitação da diferença, fomentar a tolerância cultural, promover a inclusão e a solidariedade social, e não orientar para a adesão a qualquer sistema ideológico ou filosófico, não dirigir para qualquer afiliação política, nem encaminhar ou conduzir para qualquer convicção e devoções religiosas.

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Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões