MÍDIAS MODERNAS E A RELIGIÃO

Autores

  • Antonio Junio Alves de Sousa

Resumo

A presente comunicação tem por finalidade fazer um recorte histórico sobre a relação das Mídias modernas e a Religião, no Brasil em particular, mostrando como o rádio, a TV e internet foram e são utilizados para a propagação da fé e evangelização. Chama-se a atenção para a expansão e o crescimento de programas das igrejas evangélicas na esfera da mídia televisiva e o esforço para compra de espaços em canais abertos, mas também pela aquisição de concessões de canais próprios de TV das entidades religiosas. Com o passar do tempo as denominações passaram a fazer do rádio uma extensão de seus altares e cultos. Por meio dos microfones, as igrejas e religiões, veiculam uma programação que mistura música gospel, pregação, jornalismo, prestação de serviço e, principalmente, evangelização. Em pleno século XXI é impossível pensar em um mundo sem a internet com seus recursos e benefícios. Na verdade, estar conectado passou a ser uma necessidade presente na vida de milhões de pessoas todos os dias. Com um click se abre a possibilidade de ser e ver notícia em todo planeta, como também, conquistar mais pessoas através da evangelização pela internet. O crescimento deste mercado de mídias diversas revolucionou a religião e sua maneira de alimentar seus fiéis com conteúdo antes só visto e ouvido nas congregações. Agora todos podem receber em casa através dos aparelhos de TV, dos seus smartphones, rádios, computadores entre outros dispositivos.

Downloads

Publicado

2019-08-13

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões