A PLURALIDADE RELIGIOSA; RELAÇÕES EDUCACIONAIS EM UMA ESCOLA LAICA

Autores

  • Marcelo Moreira da Silva

Resumo

O Instituto Federal do Espírito Santo, campus Colatina, apresenta 640 alunos matriculados nos Cursos técnicos Integrados em Administração e Edificações, oriundos de vários municípios capixabas e mineiros, sendo predominante de zona urbana e uma pequena parcela da zona rural. Como professor de Sociologia e Geografia desta escola e lecionando há 20 anos em redes de ensino particulares e públicas, foi possível perceber que os alunos são de diversas correntes religiosas. Pretende-se com a revisão bibliográfica sobre a temática, o intuito de fundamentar a argumentação teórica metodológica da pesquisa na qual se enquadra religião e esfera pública. Para sustentar a discussão será desenvolvido um trabalho de investigação para relacionar a religiosidade com a distribuição territorial dos núcleos religiosos no campus IFES Colatina. Nos dias atuais, a religião não é mais imposta pela família como era até algum tempo. Nossos jovens sentem-se mais à vontade para experimentar diversas crenças e religiões. Grupos de alunos inseridos em religiões protestantes tradicionais, neopentecostais, grupos agnósticos, kardecistas, afrobrasileiras e católicos de linhas contemporâneas enfrentam dificuldades em expor suas opções religiosas no meio escolar. Nesse sentido, a proposta desta pesquisa é descobrir: Qual a relação entre as correntes religiosas e a condição laica do campus Colatina?

Downloads

Publicado

2019-08-08

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões