RACISMO INSTITUCIONAL NA ESCOLA

Autores

  • Ingrid Câmara Luiz Vieira

Resumo

Assiste-se no contemporâneo o desafio de lidarmos com o racismo, que é a razão pela qual ocorre a exclusão de minorias no mundo. Este fenômeno chegou à escola brasileira e tem se manifestado pela relutância de alguns professores em ensinar a temática da História e Cultura Afro-brasileira e Africana como preconiza a lei 10.639/2003. Levando-nos à reflexão, de que o tema, mesmo que já tenha sido fruto de uma diversidade de escritos de cunho acadêmico, ainda não se esgotou em possibilidades, haja vista a complexidade do problema social eminente, uma vez que o comportamento intolerante acontece em uma instituição, que tem por premissa educar os indivíduos para o exercício de uma cidadania plena cujo princípio é o respeito à diversidade. Diante disso, é possível analisar o fenômeno do Racismo Institucional à luz de Foucault, através da reflexão de como as instituições, dentre elas a escola, utilizando do seu “micro poder”, bem como do “poder-saber” e da “disciplina” para imprimir na sociedade um tipo de racismo velado, que resulta na exclusão dos indivíduos negros do mundo das oportunidades.

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Publicado

2019-08-08

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões