ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO: UM ESTUDO SOBRE A DOCENTE EM SALA DE AULA DO 1º AO 5º ANO NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE VILA VELHA - ES

Autores

  • Josiane de Cássia Louvem

Resumo

Ensino religioso no ensino: um estudo sobre a docente em sala de aula do 1º ao 5º ano na escola pública municipal de Vila Velha, Espírito Santo. Josiane Louvem Resumo A educação contemporânea está inserida em uma sociedade que tem como característica o conhecimento. Sem métodos de ensino inovadores e estratégicos a didática de ensino docente fica à margem desta realidade, considerando que os métodos tradicionais de ensino são ultrapassados e atendiam interesses de uma época na qual a educação era um elemento em segundo plano na política e na sociedade. O fazer pedagógico é cheio de dificuldades, desafios, estímulos, incentivos que fazem com que o professor encontre diariamente um novo sentido para continuar em sua caminhada de educador e para isto é preciso dispor de práticas pedagógicas que construam o conhecimento do aluno. É comum no cotidiano escolar e na rotina da sala de aula o professore recorrer a práticas tradicionais para ministrar um determinado conteúdo. Pode ser funcional na transmissão do conhecimento de outras disciplinas que não são cerceadas de forma marcante pela diversidade, como é o Ensino Religioso. São muitas as denominações religiosas que fazem parte do espaço escolar e por determinação legal a prática de ensino não deve tender a nenhuma delas e o docente deve ser pautar na imparcialidade. Esta comunicação tem por objetivo verificar a relação entre as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula e a aprendizagem dos alunos quanto aos conteúdos do ensino religioso.

Downloads

Publicado

2019-08-08

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões