O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PUBLICA BAIANA

Autores

  • Denise de Oliveira Aragao

Resumo

O Ensino Religioso na escola pública, entendido, no contexto da educação, como disciplina curricular e área do conhecimento, visa à educação do cidadão, da dimensão religiosa do ser humano para uma vida pessoal e social, aberta ao transcendente e a religiosidade. Mesmo após quase 20 anos de edição da LDBE, há dúvidas nas instituições escolares com relação à forma de entendimento e de como ministrar o Ensino Religioso, pois a lei é ampla e ambígua, deixa várias lacunas que de alguma forma são preenchidas pelos Conselhos Estaduais de Ensino. Verificou-se também a grande responsabilidade e o desafio dos professores em abordar a questão do Ensino Religioso para desenvolver o processo de reflexão sobre o fenômeno religioso e suas manifestações na diversidade cultural, conhecimento necessário à convivência cidadã. Portanto, é necessário construir no Ensino Religioso, situações de aprendizagem que promovam a atualização do conhecimento religioso, a troca de experiências entre os educandos e educadores para favorecer a tolerância com o outro e mais especificamente com o diferente. A convivência ecumênica e o combate à intolerância religiosa são lições importantes que qualquer escola pode dar a seus alunos, e assim buscamos criar produtores da paz e evitamos históricos exemplos de terrorismo que frequentemente estamos a ver no mundo. Seria interessante uma abordagem enfocada nas dimensões antropológicas, sociológicas e filosóficas que reconhece o fenômeno religioso como decorrência de sua propriedade humana, da plena realização pessoal e social do ser humano e seguindo para uma dimensão pedagógica, possibilitando o diálogo e oferecendo elementos significativos para a formação integral do educando.

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Publicado

2019-08-07

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões