NEOPENTECOSTALISMO E MÍDIA: UMA ABORDAGEM ACERCA DA INFLUÊNCIA DA FIGURA DO LÍDER CARISMÁTICO NA VIDA DOS FIÉIS ATRAVÉS DO DISCURSO DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Autores

  • Adonai de Moura Mendes

Resumo

O fenômeno do neopentecostalismo tem estado entrelaçado com a questão midiática. O neopentecostalismo, apesar de ser um fenômeno recente em nosso cenário religioso, tem alcançado um crescimento explosivo e sem precedentes. Nesse processo a figura do líder carismático tem grande destaque e influência no imaginário dos fiéis, pois o mesmo é visto pelos fiéis como uma espécie de “intermediário” entre Deus e os homens, como sendo alguém dotado de dons miraculosos e uma comunhão com Deus privilegiada, portanto como sendo possuidor de uma autoridade espiritual que lhe dá, de certa forma, respaldo para seu discurso e prática. A mídia televisiva tem sido instrumentalizada pelos líderes carismáticos neopentecostais para arrebanhar cada vez mais fiéis para seus arraiais, o que tem acarretado em disputas acirradas entre denominações por espaço em canais de televisão, essa é a chamada era da “Igreja eletrônica” (DIAS, 2001, 78). Percebe-se com isso que a mídia tem-se tornado o principal meio de travar uma batalha simbólica pelos fiéis (MARTINHO, 2003) com o intuito de se ganhar visibilidade e crescimento quantitativo das denominações neopentecostais. Os líderes carismáticos neopentecostais têm usado em larga escala os meios midiáticos de comunicação como estratégia de difusão de suas doutrinas e ideologias. Diante dessa problemática a pesquisa pretende responder por que é tão importante entender como esse discurso é construído e quais seus desdobramentos no imaginário dos fiéis.

Downloads

Publicado

2019-08-07

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões