O PARAÍSO COMO ARGUMENTO DE VENDA: UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA ENTRE RELIGIÃO E CONSUMO

Autores

  • Ronivaldo Moreira de Souza

Resumo

Ao incorporar a lógica de mercado, as igrejas neopentecostais mudam o seu campo de disputa por fiéis para a arena da mídia e passam a se comportar como qualquer outra marca nesse cená- rio. Dentre elas destaca-se a Igreja Universal do Reino de Deus que se enquadra como uma prestadora de serviços ensinando aos seus fiéis como obter sucesso na vida. Porém, para “vender” seus serviços a IURD precisa transforma-los em produtos consumíveis, dotando-o de significado e tornando-o desejável. A proposta desta pesquisa é fazer uma aproximação teórica entre as teorias do consumo e a teologia da prosperidade, demarcando os pontos de convergência entre estes dois universos discursivos. Constata-se um claro deslocamento de significado e a apropriação de um imaginário social que funde estes dois universos discursivos: o religioso e o mercadológico. A pesquisa toma como objeto alguns textos e depoimentos publicados no portal www.universal.org.

Downloads

Publicado

2019-08-02

Edição

Seção

Resumos do Congresso Internacional da Faculdade Unida