O PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO: UM ENSINAR QUE DESAFIA SEU PRÓPRIO CREDO

Autores

  • Danielle Almeida Mesquiati de Oliveira

Resumo

Abordaremos o tema "O Professor de Ensino Religioso: um ensinar que desafia seu próprio credo", com intuito de analisar parâmetros para o profissional professor de ensino religioso se valer e saber lidar com seu próprio credo a fim de uma educação em respeito à diversidade, como assegura o Art. 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: "o respeito à diversidade cultural religiosa no Brasil, vedada quaisquer forma de proselitismo". A necessidade desse educador em se colocar como agente do saber, passando conhecimento de forma planejada e madura a fim de formar o cidadão para a vida, trabalhando o fenômeno religioso de forma que estimule o educando a entender seu papel no âmbito social, manifestando suas convicções religiosas de forma madura sem ferir o posicionamento e liberdade do outro. Como SILVA afirma:" fortalecimento do diálogo, do respeito à diversidade, da solidariedade e da participação conjunta em busca da construção de uma sociedade humana e humanizadora."

Downloads

Publicado

2019-06-12

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões