A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA EM RELAÇÃO ÀS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS: UMA REALIDADE NO CENÁRIO ESCOLAR BRASILEIRO

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DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v7i1.939

Resumo

O Brasil se apresenta ao mundo como um Estado laico, onde as muitas religiões e suas denominações convivem harmonicamente, e os fiéis manifestam suas crenças, sem que ocorra discriminação. Essa colocação, contudo, não corresponde à realidade, quando o cenário são as instituições escolares, vistas como microcosmos da sociedade, pela diversidade dos grupos sociais representados nas salas de aula desse imenso país. O presente artigo, ao priorizar como tema de suas análises a intolerância religiosa com as crianças e jovens cuja religiosidade foi construída nos terreiros e espaços das religiões afro-brasileiras, tenta discutir por meio de revisão da literatura, a discriminação que esses alunos vivenciam no cotidiano das escolas, apesar da legislação brasileira regulamentar em todas as instâncias o direito de credo e a liberdade religiosa.

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Publicado

2019-05-20

Edição

Seção

Dossiê: Ensino Religioso e suas interfaces