DIVERSIDADE RELIGIOSA E O ENSINO RELIGIOSO NO CMEI PROFESSORA LEILA THEODORO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v7i1.937

Resumo

Esse artigo é um recorte da pesquisa intitulada “Diversidade religiosa e o ensino religioso no CMEI Professora Leila Theodora”. A relevância da pesquisa deve – se a percepção da importância que a comunidade escolar dá à religião para alcançar uma sociedade mais fraterna e menos agressiva, sabendo que os valores perpassam pela relação humanas, respeitando a diversidade existente entre os indivíduos e assim contribuir para a formação das crianças.  O objetivo do trabalho foi compreender como ocorre a diversidade religiosa e suas implicações pedagógicas na Educação Infantil. O estudo realizado adotou uma abordagem descritiva e qualitativa utilizando o método Estudo de Caso. A coleta de dados deu-se por meio de questionário semiaberto com vinte e dois profissionais de uma escola de Educação Infantil pública do município de Serra, Espírito Santo. Os dados foram analisados qualitativamente dividindo por blocos, segundo a divisão realizada previamente na elaboração do questionário.

Biografia do Autor

José Carlos Ferraz, Faculdade Unida de Vitória - ES

Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória - ES. Bacharel em Teologia e Pós-Graduado em Filosofia e Ensino de Filosofia, pelo Centro Universitário Claretiano. É atualmente professor da disciplina de Ciências Humanas nos cursos da área da saúde, administração, nutrição e comunicação social da IESRIVER (Faculdade Objetivo) de Rio Verde – GO.

Antonio do Rosário, Faculdade Unida de Vitória - ES

Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória - ES. Especialização em Gestão Integrada: supervisão, inspeção e orientação – (2010) pela Faculdade de Educação Regional Serrana. Especialização em Arte e Educação – (2012) pela Faculdade Unida de Vitória. Graduado em Pedagogia – Supervisão Escolar – Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração - (2007), Licenciado em Artes Visuais – (2013) Centro Universitário de Jales.

Marli Trabach, Faculdade Unida de Vitória - ES

Mestranda em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Especialização em Coordenação Pedagógica. Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Especialização em Administração Escolar. Graduação em Licenciatura em Pedagogia (2006).

Downloads

Publicado

2019-05-20

Edição

Seção

Dossiê: Ensino Religioso e suas interfaces