ENSINO RELIGIOSO E A PROMOÇÃO DA LIBERDADE RELIGIOSA

Autores

  • Adiclecio Ferreira Dias Unida, Uninter. http://orcid.org/0000-0003-4707-6718
  • Herika Chistina Scalzer Cazoni
  • Antonio Michel de Jesusde Oliveira Miranda
  • José Fábio Bentes Valente
  • Elton Eduardo Paz de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v7i1.930

Resumo

Este artigo pretende introduzir o leitor a importância de se trabalhar em sala de aula a valorização da liberdade religiosa. Buscamos trabalhar as questões relacionadas às culturas, tema central das discussões educacionais na vida contemporânea. A complexidade das relações, tensões e conflitos na sociedade atual, leva-nos a pesquisar de forma mais profunda as possibilidades de atuação dos docentes em incorporarem as identidades plurais, políticas e inter-religiosas no ambiente de educação. O Brasil é um país rico em diversidade étnica, cultural, religiosa e imigrante. Contudo, ao longo de nossa história, têm existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de terem uma vivência plena de cidadania plural crítica e participativa. Assim, enfatizamos que a disciplina de Ensino Religioso, ensinada através da concepção da liberdade religiosa pode contribuir para uma educação que vise o respeito às diferenças.This article intends to introduce the reader to the importance of working in the classroom to value religious freedom. We seek to work on issues related to cultures, the central theme of educational discussions in contemporary life. The complexity of relationships, tensions and conflicts in today's society leads us to research in a deeper way the possibilities of teachers to incorporate plural, political and interreligious identities in the education environment. Brazil is a country rich in ethnic, cultural, religious and immigrant diversity. However, throughout our history, there have been prejudices, relations of discrimination and social exclusion that prevent many Brazilians from having a full experience of critical and participatory plural citizenship. Thus, we emphasize that the discipline of Religious Teaching taught through the conception of religious freedom can contribute to an education that aims at respecting differences.  

Biografia do Autor

Adiclecio Ferreira Dias, Unida, Uninter.

É Mestrando em ciências das religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Graduando em história  pelo Centro Universitário Uninter, Bacharel em Teologia pela Fabra, especialista em ensino religioso pela mesma faculdade.

Herika Chistina Scalzer Cazoni

Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Espírito-santense (FAESA), Especialista em Psicopedagogia (CESAP) e Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória.

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Publicado

2019-05-20

Edição

Seção

Dossiê: Ensino Religioso e suas interfaces