Ofertas neopentecostais: Teologia da Prosperidade e batalhas espirituais. Um estudo comparativo entre o Neopentecostalismo e o Pentecostalismo

Autores

  • Thadeu Lopes Marques de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.35521/unitas.v8i1.2381

Resumo

Esse artigo visa à uma distinção entre o Neopentecostalismo e Pentecostalismo, por meio de uma análise histórica e teológica (em maior grau) e, fenomenológica (em menor grau). Conhecer as dinâmicas de surgimento do Pentecostalismo, desde suas origens, até sua chegada no Brasil, bem como as suas sequências de transformações até os dias atuais (o que possibilitou o surgimento do Neopentecostalismo), ajuda a compreender melhor essa diferença. Para tanto, é feita uma abordagem histórica dos movimentos espirituais, ou carismáticos, que contribuíram para o desenvolvimento do Pentecostalismo. Em seguida são enumeradas e descritas – suscintamente – as principais características do Pentecostalismo. Após, visando uma distinção mais clara entre Pentecostalismo e Neopentecostalismo, serão descritas duas das principais ofertas do Neopentecostalismo: Teologia da Prosperidade e batalhas espirituais (curas e exorcismos).

Biografia do Autor

Thadeu Lopes Marques de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

Doutorando (bolsa VRAC (PUC-RJ)) e Mestre (bolsa CNPq) em Teologia Sistemático-Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT). Membro do Grupo de Pesquisa: A teologia de Joseph Ratzinger e o Magistério de Bento XVI.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Dossiê: Espiritualidades Contemporâneas