Currículo, diversidade religiosa e emoção: olhares multiculturais

Autores

  • Elisa Gonsalves Universidade Federal da Paraíba
  • Marilene Salgueiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v13i21.833

Resumo

O artigo visa contribuir com a reflexão sobre as emoções e seu papel determinante no currículo. Destaca a importância dos olhares multiculturais para o tratamento dado às religiões nas escolas. É uma pesquisa bibliográfico-qualitativa partindo da ideia que o campo da educação emocional reconfigura a ideia de prática curricular. Para tanto, nesta reflexão, busca-se resgatar as principais contribuições teórico-metodológicas quando se trata do campo do currículo desde as suas origens bem como entender seus impactos para o cotidiano escolar, especificamente acerca dos seus desdobramentos nesse cotidiano. Conclui-se que o campo da educação emocional é fértil e traz elementos inovadores para a compreensão da prática curricular, favorecendo a emergência de novos olhares para a vida escolar.

Biografia do Autor

Elisa Gonsalves, Universidade Federal da Paraíba

GONSALVES, ELISA. Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, onde integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões. Colabora com o Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000). Possui Licenciatura em Pedagogia (1989), Especialização em Pesquisa Educacional (1991) e Mestrado em Educação (1996) pela Universidade Federal da Paraíba. É facilitadora Didata de Biodanza e especialista em Educação Biocêntrica pela International Biocentric Foundation. Coordenou o Grupo de Trabalho Educação Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação-ANPEd e foi diretora da Associação Nacional de Administração da Educação-ANPAE-seção São Paulo. Coordena o Núcleo de Educação Emocional do Centro de Educação da UFPB e o Grupo de Pesquisa Educação Emocional UFPB/CNPq. É autora de vários livros, dentre eles Educação e a Curva Pedagógica (2014), Conversas sobre Iniciação à Pesquisa Científica (2012), Educação e Emoções (2014), dentre outros.

Marilene Salgueiro, Universidade Federal da Paraíba

outora em Educação Mestre em Educação. .Especialista em Orientação Educacional . É Graduada em Pedagogia - Habilitação em Orientação Educacional. Professora Adjunta do Departamento de Habilitações Pedagógicas da Universidade Federal da Paraíba .Tem experiência na área de Educação, atuando e pesquisando sobre: pedagogia, qualificação profissional, trabalho e educação, formação docente, políticas e práticas curriculares, gestão educacional e educação emocional.. Professora Pesquisadora do Curso de Pedagogia a Distância da UFPB. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia a Distância da UFPB.(2012/2014) Vice-coordenadora do Curso de Pedagogia a Distância da UFPB(2012-2014). Assessora da Coordenação de Currículos e Programas da Pró-reitoria de Graduação da UFPB.(2013/2015) Membro da Comissão de Acompanhamento do Comitê Estadual Institucional do PACTO Nacional pela Alfabetização na idade certa -PNAIC.(2014/2015) Coordenadora de Escolaridade da Pró-Reitoria de Graduação/UFPB(2015/2017). Coordenadora Institucional do Programa de Mobilidade ANDIFES (2016/2017) Membro do Conselho Municipal de Educação.Membro do Núcleo de Educação Emocional do Centro de Educação da UFPB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional UFPB/CNPQ.

Downloads

Publicado

2019-06-19

Edição

Seção

Artigos