O Sucesso da Empreitada Maçônica no Brasil do Século XIX potencializado pelo Ethos do Rito Escocês Antigo e Aceito

Autores

  • Anderson Claytron Tavares UEPA

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v13i21.688

Resumo

 O presente artigo mostra que existiu uma sólida estrutura religiosa financiadora da empreitada maçônica nos diversos locais que a mesma teve acesso e que o êxito desse empreendimento só foi possível pela alta carga de capital religioso presente na estrutura da maçonaria; a constituição Maçônica de 1723, os ritos de passagem e as muitas cosmogonias presentes nas antigas obrigações maçônicas, ajudaram no desenvolvimento da ordem elevando a mesma a uma missão de caráter transcendental. Em 1865 quando se tentou laicizar a maçonaria retirando do ritual a invocação do Grande Arquiteto do Universo, verificou-se através da mudança do rito moderno francês que a base religiosa brasileira era muito mais forte e se impôs à Ordem.  O estatuto maçônico através de sua herança religiosa dialogou profundamente com os preceitos da estrutura social que lhe deu aporte no século XIX, fornecendo uma forte base que serviu de alicerce para fundamentação de suas convicções. The present article shows that there was a solid religious structure that financed the Masonic enterprise in the various places that it had access and that the success of this enterprise was only possible due to the high load of religious capital present in the structure of Freemasonry; the Masonic constitution of 1723, the rites of passage and the many cosmogonies present in the old Masonic obligations, helped in the development of the order, elevating it to a mission of transcendental character. In 1865, when it was tried to lay Freemasonry by removing from the ritual the invocation of the Great Architect of the Universe, it was verified through the change of the modern French rite that the Brazilian religious base was very strong imposing itself before the Order. The Masonic statute through its religious inheritance deeply dialogue with the precepts of the social structure that gave him support in the nineteenth century, providing a strong foundation that served as a foundation for the foundation of his convictions..

Biografia do Autor

Anderson Claytron Tavares, UEPA

Tem experiência na área de História, Filosofia, Teologia, sociologia e Ciência das Religiões. Formado em História pela ESMAC ( Escola Superior Madre Celeste ), filosofia não concluído na UFPA, Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Hokemah ( FATEH). cursando Mestrado em Ciência das Religiões na Universidade Estadual do Pará ( UEPA): Linha: Movimentos e Instituições Religiosa.

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Publicado

2019-06-19

Edição

Seção

Artigos