Patrística ambrosiana: aspectos filosóficos e contribuições para a Teologia

Autores

  • Italo Lemos Vieira Universidade Estadual do Ceará (UECE) Centro de Humanidades
  • Vinicius da Silva Vieira Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v14i2.2421

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir, de modo ensaístico, aspectos filosóficos presentes na patrística de Santo Ambrósio de Milão, bem como as contribuições que esta fornece para o campo teológico. O referido Padre da Igreja é concorde com Orígenes, uma vez que ambos engendraram pelo diálogo e tentativa de fusão entre a filosofia e o cristianismo. Nas ideias e escritos ambrosianos, percebemos aguçada influência filosófica do estoicismo, que apregoa a extirpação das paixões e a busca das virtudes como meios de o indivíduo alcançar a felicidade. No que concerne ao campo teológico, foram muitas as contribuições da patrística ambrosiana, perpassando os âmbitos exegético, dogmático, ético-moral e litúrgico, sendo dignos de nota os combates que empreendeu contra as heresias insurgentes em seu tempo – Arianismo, Novacianismo e Apolinarismo –, o que marcou profundamente o seu compromisso com a Verdade, que é Cristo, e, consequentemente com a doutrina de Sua Igreja.

Biografia do Autor

Italo Lemos Vieira, Universidade Estadual do Ceará (UECE) Centro de Humanidades

Graduado em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)Graduando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)Graduando em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (FCF)Fundador e religioso consagrado do Instituto Filhos da Misericórdia de Jesus Salvador (Fortaleza-CE) 

Vinicius da Silva Vieira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (POSLA/UECE). Bolsista CAPES.Graduado em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (UFC)Religioso consagrado do Instituto Filhos da Misericórdia de Jesus Salvador (Fortaleza-CE) 

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos