As melhoras coisas do mundo: um olhar sobre a adolescência a partir do cinema na perspectiva da teologia prática e da psicologia

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DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v14i2.2390

Resumo

Refletir sobre a adolescência e a juventude significa pensar nosso tempo e nossa sociedade. A adolescência e a juventude são verdadeiras hermenêuticas da cultura contemporânea. Ao mesmo tempo, refletir sobre esta faixa etária e suas profundas mudanças físicas e crises emocionais e sociais, é uma forma de colocar os saberes das ciências a serviço dessas pessoas. O objetivo deste estudo é, portanto, refletir sobre a adolescência e juventude no Brasil de hoje como forma de entender as grandes mudanças pelas quais passam esses sujeitos, mas também a própria sociedade e a cultura. Isso será feito a partir de análise e descrição densa de um produto da cultura pop, o filme “As melhores coisas do mundo”, de Laís Bondansky. O filme, como uma foto ou um recorte narrativo, nos direcionará o olhar e fornecerá os temas a partir dos quais analisaremos a adolescência e a juventude como espelhos da cultura e da sociedade. Nosso ponto de vista, por outro lado, não é neutro. Toma-se duas perspectivas bem específicas: uma é da psicologia cognitivo comportamental de terceira onda, dando especial atenção às crenças e o papel do mindfulness focando em um estado de atenção plena no momento presente e de aceitação e abertura a novas experiências e a outra é a teologia prática, especificamente olhando o papel da espiritualidade subtendida e sutil na cultura, a hermenêutica da religião vivida. Os resultados desse estudo serão, portanto, interpretações a respeito da adolescência e da juventude, suas potencialidades e vulnerabilidades, que possam subsidiar tanto a psicologia quanto da teologia prática, bem como áreas afins.

Biografia do Autor

Júlio Cézar Adam, Faculdades EST

Júlio Cézar Adam é professor adjunto de Teologia Prática, na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, Brasil. Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST - 1996) e doutorado em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha (2004); Recebeu o prêmio Karl H. Ditze, da Universidade de Hamburgo, de tese de destaque. Atua como professore de liturgia, homilética, mistério e edificação de comunidade e espiritualidade. É coordenador desde 2014 do Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST; coordena o grupo de pesquisa "Culto cristão, música e mídia na contemporaneidade." É diretor do Centro de Recursos Litúrgicos (CRL), e coordenador da Rede Latino Americana de Homilética (RedLah); é diretor das revistas Estudos Teológicos (A2), Tear - Liturgia em Revista e Tear Online (B4). Desde 2001 é membro da Societas Liturgica e desde 2012 é membro do conselho diretor da Societas Homiletica. É pequisador bolsista da CAPES/Humboldt (Pesquisador Experiente) na Universidade de Hamburgo/Alemanha, de 2015-2018, onde pesquisa sobre Teologia Prática, cultura pop e religião vivida. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC/RS (2011-2012), pelo PROCAD/CAPES, pesquisando sobre elementos religiosos na indústria cultural de Max Horkheimer e Theodor Adorno. Tem pesquisado na área da Teologia Prática, mais especificamente no âmbito do culto cristão, liturgia e homilética, ministério e edificação de comunidade, ensino religioso, espiritualidade e temas relacionados a mídias, cultura pop e religião vivida, comportamento e religiosidade juvenil na atualidade.

Clairton Puntel, Universidade Feevale

Clairton Puntel é Mestrando e bolsista Capes do curso de Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade FEEVALE. Psicólogo Clínico com Ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicólogo Social na Organização da Sociedade Civil Instituto Educacional Espírita – IEDE (São Leopoldo/RS). Email: clairtonpuntel@hotmail.com

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Publicado

2020-12-14

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Artigos