MÉTODOS E EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS NOS ESTUDOS DE RELIGIÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20890/reflexus.v14i1.2367

Resumo

 Este artigo procura, através de uma pesquisa bibliográfica, evidenciar o desenvolvimento do pensamento feminista, suas epistemologias e metodologias científicas, especialmente no que corresponde às abordagens da religião. Para isso, divide-se em três partes, que apresentam como eixos a interseccionalidade das opressões são colocadas sobre as mulheres e o foco da epistemologia feminista nas experiências diversas das mulheres, com suas possibilidades libertadoras e produtoras. A primeira parte aborda o desenvolvimento das epistemologias e categorias básicas dos estudos feministas. O segundo item trata da abordagem feminista da religião, com foco no Brasil. Por fim, a última parte versa sobre a teologia feminista que foi a base do desenvolvimento das abordagens feministas da religião.

Biografia do Autor

Carolina Bezerra de Souza, FAculdades EST

Pós-doutoranda na Faculdades EST. Doutora e mestra em Ciências da Religião pela PUC Goiás. Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro.

Ivoni Richter Reimer, PUC Goiás

Doutora em Filosofia/Ciências da Religião (Universität Kassel) com pós-doutorado em Ciências Humanas (UFSC). Docente no PPGCR na PUC Goiás. Bolsista Produtividade CNPq. Editora-gerente da revista Caminhos. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Religião, Gênero e Poder.

Ketlin Schuchardt, Faculdades EST

Mestranda em Teologia pela Faculdades EST. Becharel em Teologia pel Faculdades EST.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Edição

Seção

Dossiê: Ciências da Religião: epistemologias e metodologias