A DIVERSIDADE RELIGIOSA DE DISCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE INCLUSIVIDADE DIGITAL

Autores

  • Joelma Gonçalves Campos Castilhos Fritz

Resumo

Esta pesquisa documental é direcionada às ações de intervenção efetivadas nas turmas de Educação Integral com Jornada Ampliada da EMEF Adilson da Silva Castro, possibilitando à permanência do aluno em situação de vulnerabilidade na escola, assistindo-o integralmente em suas necessidades básicas e educacionais. Nosso estudo analisa o impacto significativo das tecnologias como recurso digital na execução de projetos pedagógicos multidisciplinares, objetivando a inclusão digital e reflexão sobre o verdadeiro papel da religião no processo de construção do conhecimento e da formação para a cidadania. Tenho como professora de informática Educativa há aproximadamente 25 anos, a responsabilidade, dentre outras, com os recursos das Tics, desenvolver atitudes que primem por uma cultura de construção coletiva, respeitando o pluralismo de ideias, às diferenças/diversidades (incluindo a diversidade religiosa). Transformar a educação numa relação plural, de diálogos, participação, colaboração, de construção e reconstrução do conhecimento e assumir um papel de pesquisadora, coautora, facilitadora, organizadora e articuladora do conhecimento, além de promover o respeito às diversidades, são os desafios de nossa pesquisa. Entendemos que não se trata de discriminar ou repudiar o pensamento cultural e religioso diferente do nosso, trata-se de conhecer, conviver e respeitar. Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de paz e respeito à diversidade religiosa.

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Publicado

2019-10-22

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões