CAPOEIRA, RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE: UM ESTUDO NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO-FÍSICA EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE VILA VELHA

Autores

  • Heverson Pereira Miranda

Resumo

O estudo levanta a seguinte questão: a capoeira, considerando-se seus aspectos culturais e religiosos, pode ser aceita como atividade das disciplinas de Educação Física e Ensino Religioso, em escolas de Ensino Fundamental de Vila Velha? Como objetivo geral de investigar, com base teórica aos métodos de ensino, como a capoeira pode ser aplicada nas aulas de Educação Física interagindo com o Ensino Religioso, ressaltando seus aspectos religiosos e culturais nas escolas. O estudo também buscará os seguintes objetivos específicos: desenvolver levantamento teórico-literário da capoeira, para conhecer as melhoras formas de aplicação na Educação Física; identificar, por meio de pesquisa de campo, as principais vantagens e dificuldades do ensino de capoeira na Educação Física, ressaltando seus aspectos religiosos e culturais; desenvolver atividades relacionadas à capoeira, que possam ser trabalhadas, combinando os conteúdos das disciplinas Educação Física e Ensino Religioso, de modo a serem aplicadas nas escolas, nos moldes exigidos pela BNCC. A escola é o principal veículo de informação nos diferentes métodos de ensino e aprendizagem, sendo usada para facilitar e levar conhecimento aos alunos. Dessa forma, a capoeira cumpre com requisitos básicos da Educação Física, possuindo características culturais que podem ser trabalhados em parceria com o Ensino Religioso.

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Publicado

2019-10-22

Edição

Seção

Resumos do Simpósio do Mestrado em Ciências das Religiões